terça-feira, 22 de março de 2011

O MUNDO DAS BOCAS MEXEDEIRAS DE NELSON PIMENTA



O livro foi escrito pelas profissionais em educação Maria A. Amin de Oliveira, Neurologista infantil; Maria Lúcia Mansur Bomfim de Oliveira, professora de Português e Literatura Brasileira e Ozana Vera Giorgini de Carvalho, Pedagoga.
As autoras retratam a história de Ana, uma menina com um grande mistério a resolver: por que quando as pessoas ao seu redor mexem a boca conseguem o que querem, seja na escola, seja na padaria, seja no mercado, e ela mexe a boca do mesmo jeito e ninguém a compreende?
A história "Um mistério a resolver: o mundo das bocas mexedeiras" mostra, com sensibilidade e clareza, às crianças e adultos, surdos e ouvintes como a descoberta da surdez e a prática da Língua de Sinais representa um passo fundamental para a inclusão do surdo no mundo que o cerca.
A história foi traduzida pela pedagoga surda Luciane Rangel e pelo professor ouvinte Luiz Carlos Freitas, e foi gravada em DVD em LIBRAS pelo ator e cinegrafista surdo Nelson Pimenta, numa produção da LSB Vídeo.
No DVD, além da contação de história, há uma seção de orientação pedagógica com a pedagoga surda Luciane Rangel, dando sugestões de trabalho com alunos surdos.
As 24 páginas do livro são trazem ilustrações de Ozana Vera G de carvalho e Maria Lúcia M B Oliveira, que também estão presentes no DVD.